terça-feira, 9 de agosto de 2016

UnB e UFPR assinam termo de cooperação para Prática Trabalhista e Previdenciária nos Tribunais Superiores

UFPR e UnB assinam termo de cooperação na área do Direito

Por Sonia Loyola 

Assinatura do termo de cooperação. Foto: Natalia Regina de Carvalho Mikos
Assinatura do termo de cooperação. 
Foto: Natalia Regina de Carvalho Mikos
“Criar uma interlocução na troca de atividades para atuação da prática jurídica da UFPR nos tribunais superiores em Brasília, especialmente nos segmentos tributário e previdenciário é um dos objetivos do termo de cooperação entre a Federal do Paraná e a Universidade de Brasília (UnB)”, explicou o professor Sidnei Machado. 

O termo de cooperação foi assinado na manhã desta sexta-feira (5), durante o encontro sobre “Direitos do Trabalho, Advocacia de Interesse Público e Prática Jurídica”, que tem à frente o professor Sidnei Machado, que também é vice-coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFPR. O encontro, que ocorre até às 13 horas, no Auditório de Videoconferência – sala 200 – 2º andar – Prédio Histórico da UFPR, reúne professores da áreas de Direito do Trabalho dos núcleos de prática jurídica da UFPR e da UnB. “Uma das perspectivas do seminário é a tentativa de caminhar na proposta de dar respostas à sociedade sobre as questões do Direito”, considerou o professor Sidnei.


Na abertura do encontro, a diretora do Setor de Ciências Jurídicas, professora Vera Karam de Chueiri destacou a importância da assinatura desta parceria que, segundo ela, “também é uma forma de agregar conhecimento teórico à prática do Direito”. Na continuidade, a professora Gabriela Neves Delgado, da UnB, explicou que as atividades propostas pelo acordo ultrapassam os muros de uma só universidade para as instâncias superiores. Já o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFPR, professor Sandro Dumond Nicoladeli reforçou que “o momento é expressivo porque reflete uma integração saudável entre a academia e a justiça”.

Atividade – “Hoje, o Núcleo de Práticas Jurídicas é um órgão suplementar que exerce uma atividade curricular, como o HC, por exemplo”, lembrou o professor Sidnei. Lá, professores e alunos atendem casos de ampla repercussão na sociedade. Em geral, acorrem ao núcleo entidades coletivas, ONGs, associações, são parcerias como o atendimento à Associação Paranaense das Vítimas do Amianto, disse o professor.

Extensão – Outro exemplo significativo foi a atuação do núcleo com relação aos fatos ocorridos na Praça Nossa Senhora da Salete, em Curitiba, no dia 29 de abril de 2015 (fato que envolveu professores da rede pública de ensino). “Enfim, atuamos em casos paradigmáticos que envolvem grupos vulneráveis ou marginalizados”, refletiu o professor Sidnei. São atividades que oportunizam ao aluno vivenciar a realidade, os problemas sociais da comunidade e, ao mesmo tempo, praticar a extensão universitária, completou ele.

Temas – O evento leva em conta e complementa estas reflexões do professor com informações técnicas expressivas às áreas afins. Entre os convidados, docentes da UFPR e UnB, presente ao encontro também o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Augusto César Leite de Carvalho, que abordou o tema “Direitos fundamentais do trabalho e acesso à Justiça do Trabalho”. Ainda complementam o programa os painéis temáticos: “Advocacia de Interesse Público e Prática Jurídica: perspectivas no ensino do Direito do Trabalho” e “Tutelas Coletivas no Direito do Trabalho: perspectiva de atuação das Universidades como Amicus Curiae”.


Confiram mais fotos do evento, por Leonardo Bettinelli:










Confiram, ainda, outros registros do evento:





Nenhum comentário:

Postar um comentário