quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Lançamento da obra coletiva “Direito Fundamental ao Trabalho Digno no Século XXI”, do Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania

Em 2020, o Grupo de Pesquisa Trabalho Constituição e Cidadania (UnB/CNPq) celebra 10 anos de existência! 

Para comemorar essa data significativa, deliberou-se pela elaboração da obra coletiva “Direito Fundamental ao Trabalho Digno no Século XXI”, como um caminho de recordação e de registro do patrimônio do Grupo de Pesquisa.

Trata-se de uma edição especial, organizada em três volumes. 

Coordenada pela Profª Gabriela Neves Delgado, da Faculdade de Direito da UnB, a coleção conta com apresentação da Profª Márcia Abrahão, Reitora da UnB, prefácio do Prof Ricardo Antunes, da UNICAMP, e, ainda, com epígrafe e quarta capa de Kailash Satyarthi, Prêmio Nobel da Paz, em 2014.  

A trilogia reúne artigos científicos produzidos por quase uma centena de pesquisadoras e pesquisadores do mundo do trabalho e do Direito do Trabalho, articulados em torno da categoria-chave do direito fundamental ao trabalho digno.

Em conjunto, os textos reforçam a centralidade do trabalho na matriz do sistema jurídico brasileiro e refletem, prospectivamente, a respeito dos desafios de proteção às relações de trabalho no século XXI, nas mais diversas formas em que elas se apresentam. 

Assim, o projeto coletivo valoriza não apenas a existência do Grupo de Pesquisa, mas também a pesquisa universitária com história e significado. Apresenta-se também como espaço reflexivo e crítico na busca por uma realidade de trabalho centralizado, dignificado e protegido. 

A coletânea será lançada oficialmente em evento em parceria com a Anamatra e a Editora LTr, nos dias 1 e 2 de dezembro. 

O seminário virtual tratará dos “Desafios e Ressignificações para as Relações de Trabalho na Era Digital”, tema do 3º volume. 

Mais informações em breve.

Convidamos todas e todos a compartilharem das reflexões teóricas expostas na obra coletiva e a pensarem conosco um futuro para as relações de trabalho pelo qual vale a pena lutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário