quinta-feira, 30 de junho de 2016

Grupo de Pesquisa participa de audiência pública no TST sobre a exigência de certidão de antecedentes criminais por empregador


O Grupo de Pesquisa "Trabalho, Constituição e Cidadania" participou nesta última terça-feira, 28/06, de audiência pública, no Tribunal Superior do Trabalho, convocada pelo Ministro Márcio Eurico Vitral Amaro para discutir o seguinte tema:

"A exigência de apresentação de certidão de antecedentes criminais pelos candidatos ao emprego
gera dano moral?"

A questão será julgada pela SDI Plena do TST, sob o rito dos recursos de revista repetitivos, previsto no art. 896-C da CLT (processo de referência RR-243000-58.2013.5.13.0023).

Na ocasião, a Profa. Gabriela Neves Delgado foi responsável pela sustentação oral perante os ministros, externando o posicionamento do Grupo de Pesquisa.

Confiram no vídeo abaixo a fala da Profa. Gabriela:



A participação do Grupo de Pesquisa nesse incidente processual é um dos desdobramentos de sua atuação como amicus curiae regularmente admitido pela Corte Superior Trabalhista e faz parte das atividades desenvolvidas com os alunos da graduação da FD/UnB, no âmbito do inovador Projeto de Prática Trabalhista e Previdenciária nos Tribunais Superiores.

Abaixo, se encontram disponíveis as informações prestadas pelo Grupo de Pesquisa nos processos representativos da controvérsia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário