quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Trabalho, Constituição e Cidadania recomenda "Torto Arado"


O Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania recomenda o livro Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, publicado pela Editora Todavia, em 2019, e vencedor do prêmio LeYa de 2018. 

A obra é ambientada no sertão da Bahia e mostra a realidade de vida, moradia, trabalho (pesado e não remunerado), religiosidade, saberes e imaginação dos trabalhadores da Fazenda Água Negra, costurando entre as suas linhas as heranças da escravidão e a persistência do racismo estrutural.

Como diz o próprio autor, seria bom poder dizer que se trata apenas de um romance histórico, mas a denúncia sobre o trabalho escravo contemporâneo é mais que atual. 

A escrita é poética e apaixonante, nos transporta para a beira do Rio Santo Antônio, nos faz viver com Belonísia e Bibiana e mostra toda a força e potencialidade da arte para reflexão e despertar da sensibilidade, tão essenciais aos juristas. 

Para o Direito do Trabalho, toca em temas como trabalho escravo contemporâneo, capacitismo, liberdade sindical, discriminação de gênero ou religiosa, trabalho infantil e tantos outros como só uma boa obra é capaz de fazer.

Vale a recomendação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário