Hoje, o Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania recomenda um documentário a respeito do trabalho nas plataformas digitais.
“Gig: a uberização do trabalho” reflete, a partir de uma abordagem jornalística, sobre a intensificação da exploração do trabalho na era digital. Intercalando falas de diversos especialistas — brasileiros e estrangeiros — e de trabalhadores, sobretudo motoristas de Uber, o longa-metragem discute os discursos ideológicos por trás da uberização do trabalho, de que resultam o estímulo a um empreendedorismo forjado, a transferência de riscos para o trabalhador e o aceite a quaisquer condições de trabalho sob o receio do desemprego.
O filme também aborda o espraiamento dos contratos de trabalho uberizados para além dos serviços de transporte, jogando luz à situação de diaristas, professores, atletas e locutores sob demanda.
Assim, “Gig” evidencia as bases da organização do trabalho no século XXI, que alia tecnologias de informação e comunicação a condições de trabalho cada vez mais precárias.
O documentário está disponível no Net Now e no Vivo Play.
Ficha técnica
Ano de lançamento: 2019
Realização: Repórter Brasil
Direção: Carlos Juliano Barros, Caue Angeli e Maurício Monteiro Filho
Gênero: documentário
Duração: 60 minutos
País de origem: Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário